04/04/2023 às 15h36min - Atualizada em 05/04/2023 às 04h00min

Projeto Educa Esporte atenderá 400 jovens em Mateus Leme e Florestal, em Minas Gerais

Iniciativa visa reforçar matriz curricular de alunos através de aulas gratuitas de modalidades esportivas. As inscrições ainda estão abertas nas duas cidades

SALA DA NOTÍCIA Manila Comunicação
Divulgação/IDEC
Ter seu filho participando de um projeto especializado no binômio esporte-educação. Este é o sonho de todos os pais, ainda mais no Brasil, onde dificilmente se consegue linkar esses dois pilares de desenvolvimento dos jovens. Sonho esse que está sendo realizado pelas famílias de Mateus Leme e Florestal, em Minas Gerais, através do projeto Educa Esporte, realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), com patrocínio da Vale. Ao todo, a expectativa é atender a 200 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em cada município e ainda existem vagas. As inscrições podem ser feitas diretamente nos locais de realização do projeto, na quadra Baetão, em Mateus Leme, e na quadra do Fluminense, em Florestal.

O Educa Esporte iniciou as atividades nos dois municípios em março e funcionará por 12 meses. O projeto conta, em cada núcleo, com dois professores de Educação Física, mais dois estagiários, assistente social, psicólogo, educador social, além dos coordenadores técnico e de projetos. Tudo para que sejam oferecidas, gratuitamente, aulas de vôlei, futsal, atletismo e multiesporte (experimentação de todas as modalidades para as crianças menores). 

“Nos anos e anos de desenvolvimento de projetos como esse, sabemos da importância de unir esporte e educação, principalmente para aquelas famílias que não têm acesso. No Educa Esporte, temos todas as atividades baseadas em uma matriz curricular, onde os conteúdos versam sobre esporte, saúde, cultura, cidadania, protagonismo e ações comunitárias. Com isso, conseguimos atuar diretamente em oito objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, como saúde e bem-estar, redução das desigualdades, educação de qualidade e igualdade de gênero”, disse Leny Figueiredo, coordenadora pedagógica do IDEC.

Principais beneficiados com as atividades nas cidades mineiras, os jovens aprovaram o primeiro mês de atividades e já possuem até modalidade preferida.

“É muito bom a gente poder praticar esportes. Eu não conhecia muito de esportes e hoje, em pouco tempo, já aprendi bastante coisa. No projeto podemos fazer atividades físicas, desenvolver melhor e fazer esportes que não conhecíamos. E eu gostei mais de vôlei”, disse Mariana Gonçalves, de 13 anos, mantendo a tradição mineira nas quadras.

Parceira do IDEC na iniciativa, o poder público local dos municípios também comemora os primeiros resultados e espera que a população siga procurando o Educa Esporte e esgote as inscrições ainda disponíveis.
 
“É um prazer ter em nossa cidade o Educa Esporte. O projeto conta com uma equipe multidisciplinar, escolhida a dedo pelos coordenadores, e oferece um trabalho bem sério, bem amplo, que traz além das modalidades esportivas, atividades psicomotoras e lúdicas. É oferecido gratuitamente para as crianças uniforme, lanche, tênis, além de toda a estrutura. Quem ainda não fez a inscrição, só procurar os responsáveis no ginásio do Fluminense e fazer”, encerrou Rondinelle Pereira, secretário municipal de esportes de Florestal.

Local de inscrições:
Mateus Leme
Quadra Baetão
Endereço: Rua Antônio Carlos, 275
Bairro: Nossa Senhora de Lourdes

Florestal
Ginásio Poliesportivo João Arístides Saliba (Quadra do Fluminense)
Local: Avenida Raimundo Teixeira de Faria, nº 00 
Bairro: Centro
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp