10/04/2023 às 15h40min - Atualizada em 10/04/2023 às 16h00min

Edusp lança nesta terça (11) obra que mostra construção da crítica de Álvares de Azevedo pela literatura comparada

Evento será na Universidade Federal de Viçosa a partir das 17h

SALA DA NOTÍCIA Murilo do Carmo Janelli
A Editora da Universidade de São Paulo lança nesta terça-feira (11) o livro "Um Leitor Inconformado: Álvares de Azevedo e a Literatura Comparada", de Natália Gonçalves de Souza Santos. O evento será a partir das 17 horas, durante o 1º Encontro "Leitores, Escritores e Críticos de Poesia", no auditório do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na cidade mineira.

Na obra, a autora aborda como Álvares de Azevedo usou o ideário de estudos de literaturas estrangeiras para construir uma perspectiva crítica diferente da que era considerada oficial no Brasil. Ela mostra como o autor estabeleceu um diálogo com os primeiros pensadores da literatura comparada, adotando-a como intermediária cultural.

Santos apresenta ainda uma análise comparatista rigorosa dos ensaios "Literatura e Civilização em Portugal", "Lucano", "Alfredo de Musset: Jacques Rolla" e "George Sand: Aldo o Rimador", escritos pelo autor em meados do século 19 e reproduzidos no fim do livro. A autora relaciona citações diretas e indiretas para demonstrar diálogos que o autor paulista promoveu com as críticas teóricas de então, diferenciando dos que consideravam que era preciso isolamento para a construção literária nacional.

A autora
Natália Gonçalves de Souza Santos é graduada em letras pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestra e doutora em teoria literária e literatura comparada pela USP. É professora adjunta do Departamento de Letras da UFV e também autora do livro “Antagonismo e Dissolução: O Pensamento Crítico de Álvares de Azevedo” (Humanitas, 2014).

SERVIÇO
Lançamento de "Um Leitor Inconformado: Álvares de Azevedo e a Literatura Comparada"
Quando: Terça-feira (11)
Horário: 17 horas
Onde: Auditório do Departamento de Letras da UFV
Endereço: Rua Purdue do Campus Universitário, em Viçosa (MG)
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp