17/04/2023 às 10h21min - Atualizada em 17/04/2023 às 16h00min

Mostra Ecofalante de Cinema promove em Salvador DEBATES

sobre o futuro da energia, racismo ambiental e o direito à terra dos povos originários

SALA DA NOTÍCIA Atti Comunicacao
Ecofalante
Ecofalante
Mostra Ecofalante de Cinema promove em Salvador debates sobre o futuro da energia, racismo ambiental e o direito à terra dos povos originários


** Evento acontece dias 18,19 e 20.04 na Sala Walter da Silveira – Entrada Gratuita
 

A Mostra Ecofalante de Cinema - Bahia 2023 promove a partir desta terça (18/04) três debates que trazem discussões urgentes como: transição energética e crise climática; a desigualdade social e o racismo ambiental; e a questão do direito à terra dos povos tradicionais. Os três eventos acontecem na sala Walter da Silveira e têm como mediador o educador e ambientalista Eduardo Mattedi. Entrada Franca.
  
Na terça-feira, às 20h, acontece o debate “O Futuro da Energia”. Eliminar nossa dependência dos combustíveis fósseis e efetuar a passagem para as energias renováveis são ações urgentes. Participam do evento Renan Andrade, ativista e coordenador de planejamento estratégico da 350.org Brasil; Guiomar Germani, Doutora em Geografia, pesquisadora do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa GeografAR e Fernando Pessoa, Doutor em Engenharia Química, professor titular do CIMATEC. O debate acontecerá imediatamente após a exibição do filme inédito A Máquina do Petróleo, às 18h30.

“Racismo Ambiental” é o tema do debate agendado para 19/04, quarta-feira, às 20h A intensificação dos fenômenos climáticos extremos tornou mais evidente a desigualdade racial. Nesse debate participam Julio Rocha, Diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Marta Rodrigues Vereadora da Câmara Municipal de Salvador e especialista em Direitos Humanos, e Agnaldo Pataxó Hã-hã-hãe, do MUPOIBA (Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia). O filme exibido antes do debate será o inédito Filhos do Katrina, às 18h30.

Para finalizar na quinta-feira, 20/04, às 20h00, acontece o debate  “Direito à Mãe Terra”. O reconhecimento do acesso à terra como um direito, seja por meio da demarcação das terras dos povos originários ou do assentamento de reforma agrária, encontra oposição constante nos modelos de desenvolvimento adotados no país. Integram a mesa Mãe Donana e Rose Meire, do  Quilombo  Quingoma Kingoma e Rio dos Macacos, respectivamente; o ativista e ambientalista Cacique Juvenal Payayá, e Marcelino Galo, engenheiro agrônomo, superintendente da ALBA. O debate acontecerá logo após a exibição do filme brasileiro A Mãe de Todas as Lutas - que será exibido junto com os curtas Mensageiras da Amazônia e Autodemarcação Já!, às 18h00.

Considerada como um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais, a Mostra Ecofalante de Cinema vai até 23 de abril no Cine Metha – Glauber Rocha, Sala Walter da Silveira e mais 17 espaços culturais e educacionais em Salvador. Na programação filmes inéditos e destaques da edição 2022 do festival. que

Dirigida por Chico Guariba e realizada pela OSC Ecofalante, a Mostra Ecofalante de Cinema já alcançou um público de mais de 880 mil pessoas desde sua primeira edição, em 2012. O site oficial do festival, com informações da programação, pode ser acessado pelo endereço www.ecofalante.org.br. A 12ª edição do festival acontece de 31/05 a 14/06, em São Paulo.   
 
A Mostra Ecofalante de Cinema - Bahia 2023 é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Ela tem patrocínio da Taesa e da BASF e apoio da Drogasil e da IHS Brasil. Tem apoio institucional da Prefeitura de Salvador, do Governo do Estado da Bahia - por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), da Fundação Pedro Calmon (FPC) e das Secretarias de Cultura, Meio Ambiente e Educação -,  do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Embaixada da França, The Film Foundation, World Cinema Project, Cineteca di Bologna, WWF-Brasil, 350.org e Programa Ecofalante Universidades. O hotel oficial do evento é o Hotel Bahia do Sol. A produção é da Doc & Outras Coisas e a coprodução é da Química Cultural. A realização é da Ecofalante e do Ministério da Cultura.  

 
serviço:
Mostra Ecofalante de Cinema - Bahia 2023
www.ecofalante.org.br
de 12 a 23 de abril de 2023
gratuito
Cine Metha – Glauber Rocha - Praça Castro Alves 5, Centro - Salvador 
Sala Walter da Silveira - Rua Gen. Labatut 27, Barris - Salvador 
 
evento viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura


patrocínio: Taesa e BASF
apoio: Drogasil e IHS Brasil
produção: Doc & Outras Coisas
coprodução: Química Cultural
realização: Ecofalante e Ministério da Cultura
 
apoio institucional: Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura de Salvador, Governo do Estado da Bahia - por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), da Fundação Pedro Calmon (FPC) e das Secretarias de Cultura, Meio Ambiente e Educação -, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Embaixada da França, The Film Foundation, World Cinema Project, Cineteca di Bologna, WWF-Brasil, 350.org e Programa Ecofalante Universidades

hotel oficial: Hotel Bahia do Sol
 
 
redes sociais
www.facebook.com/mostraecofalante
www.twitter.com/mostraeco
www.youtube.com/mostraecofalante
www.instagram.com/mostraecofalante
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp