25/04/2023 às 10h13min - Atualizada em 25/04/2023 às 16h01min

Dia da Trabalhadora Doméstica (27/4): conheça Laudelina, tecnologia que conecta a categoria com seus direitos

Ferramenta foi desenvolvida para auxiliar 5,7 milhões de pessoas que se dedicam ao trabalho doméstico remunerado, 92% delas são mulheres

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de imprensa Themis
Themis Divulgação

Salvador, abril de 2023 - A assinatura da carteira de trabalho e o cumprimento da legislação são alguns dos desafios das trabalhadoras domésticas neste 27 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. Para celebrar, a categoria passa a contar com uma importante ferramenta para a conscientização sobre os seus direitos: a nova versão do aplicativo Laudelina, que pode ser acessado diretamente no computador ou navegador do celular, apresentando de forma didática informações sobre legislação, salário, contrato, férias e outros benefícios garantidos pela PEC das Domésticas, que completou 10 anos no início deste mês.

Além de informar as trabalhadoras sobre seus direitos, o web app permite denunciar o trabalho análogo à escravidão, fazer parte de uma rede de contatos e acessar vídeos e notícias. A nova versão facilita o uso da ferramenta pelo navegador, sem ocupar espaço na memória do telefone. Também é possível baixar o aplicativo na PlayStore e na ApplePlay.

O nome do aplicativo é uma homenagem a Laudelina de Campos Melo, pioneira na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas. No Brasil, são 5,7 milhões de pessoas dedicadas à atividade, entre faxineiras, cozinheiras, diaristas, cuidadoras e babás. As mulheres representam 92% da categoria. Entre elas, 65% são negras. A maioria recebe menos que um salário mínimo e não tem carteira assinada, de acordo com o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese).

Em Salvador, uma das usuárias do aplicativo é a trabalhadora doméstica Valdirene Boaventura Santos. Aos oito anos, foi levada a uma fazenda em Camacã (BA) com a promessa de brincar com os filhos do fazendeiro. Na prática, ficou responsável pelo cuidado de crianças que tinham a sua idade.

“A promessa era de que eu iria estudar e de que não me faltaria alimento, mas não era nada disso. Era tão pequena que não alcançava o fogão, por isso subia no banco e ficava de joelhos para mexer as panelas”, relembra.

Mais tarde, Valdirene aceitou uma oferta de trabalho em Salvador, onde aos 14 anos cuidava de três crianças, ajudava a dona da casa a preparar marmitas e era responsável pela limpeza do apartamento, no bairro Federação. Passou um ano e meio sem receber salário, e quando pediu para voltar para casa, foi mantida em situação de trabalho análogo à escravidão. Conseguiu fugir do local com a ajuda de uma vizinha. Passou a trabalhar como cuidadora de idosos e a atuar no Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia (Sindidoméstico-Bahia) para ajudar a conscientizar colegas sobre seus direitos - uma tarefa na qual o aplicativo é aliado.

“O aplicativo Laudelina simplifica muita coisa para a trabalhadora, fazer cálculos e conhecer os direitos. Calcular 13º salário e horas extras são funções que costumamos ter dificuldade, e o aplicativo soma”, afirma.

A nova versão do Laudelina é uma realização da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e da Themis, com apoio do Ministério Público do Trabalho e em parceria com a Care International e a Cummins, por meio do projeto Movimentos e Tecnologia, para ampliar a divulgação dos direitos da categoria.

 

Como acessar o web app Laudelina
No celular
1) Abra o navegador de internet (Chrome ou Safari)

2) Digite laudelina.com.br no cursor do navegador
3) Preencha seu nome, e-mail e crie uma senha
4) Pronto! Agora é só navegar pelas funcionalidades do app


No computador
1) Abra o navegador de internet (Chrome ou Safari)

2) Digite laudelina.com.br no cursor do navegador
3) Preencha seu nome, e-mail e crie uma senha
4) Pronto! Agora é só navegar pelas funcionalidades do app

 

Para baixar o aplicativo no celular

1) Abra a PlayStore (em celulares Android) ou a AppleStore (em iPhones)

2) Digite laudelina.com.br e clique para fazer o download
3) Preencha seu nome, e-mail e crie uma senha
4) Pronto! Agora o app está guardado no seu celular. É só navegar pelas funcionalidades a qualquer momento

 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp