25/04/2023 às 10h10min - Atualizada em 25/04/2023 às 16h01min

Dia da Trabalhadora Doméstica (27/4): conheça web app Laudelina, que conecta a categoria com seus direitos

Ferramenta foi desenvolvida para auxiliar 5,7 milhões de pessoas que se dedicam ao trabalho domésticos remunerado, 92% delas são mulheres

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de imprensa Themis
Themis Divulgação

Campina Grande, abril de 2023 - A assinatura da carteira de trabalho e o cumprimento da legislação são alguns dos desafios das trabalhadoras domésticas neste 27 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. Para celebrar, a categoria passa a contar com uma importante ferramenta para a conscientização sobre os seus direitos: a nova versão do aplicativo Laudelina, que pode ser acessado diretamente no computador ou navegador do celular, apresentando de forma didática informações sobre legislação, salário, contrato, férias e outros benefícios garantidos pela PEC das Domésticas, que completou 10 anos no início deste mês.

Além de informar as trabalhadoras sobre seus direitos, o web app permite denunciar o trabalho análogo à escravidão, fazer parte de uma rede de contatos e acessar vídeos e notícias. A nova versão facilita o uso da ferramenta pelo navegador, sem ocupar espaço na memória do telefone. Também é possível baixar o aplicativo na PlayStore e na Apple Store. Conta com a tecnologia PWA, o que permite que as usuárias o acessem desde o navegador do celular, com agilidade e praticidade e sem a necessidade de fazer downloads ou ter uma conexão de alta velocidade. As melhorias democratizam o acesso de novas trabalhadoras ao aplicativo, cuja primeira versão venceu em 2020, o Equals in Tech, uma das principais premiações do mundo para projetos de tecnologia que reduzem a desigualdade entre homens e mulheres.

O nome do aplicativo é uma homenagem a Laudelina de Campos Melo, pioneira na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas. No Brasil, são 5,7 milhões de pessoas dedicadas à atividade, entre faxineiras, cozinheiras, diaristas, cuidadoras e babás. As mulheres representam 92% da categoria. Entre elas, 65% são negras. A maioria recebe menos que um salário mínimo e não tem carteira assinada, de acordo com o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese).

A informalidade é uma realidade para grande parte destas profissionais. Em Campina Grande (PB), um dos exemplos é Chirlene dos Santos Brito, 39 anos, que trabalha desde a infância.
 

“Aos oito anos, comecei a ter o compromisso de cuidar de um bebê, mas não sabia que era trabalho. Eu dava banho, ficava com ele no colo, colocava para dormir. Fui crescendo e passei a lavar e a secar pratos, limpar o local em que ficava com ele”, lembra a trabalhadora.

Depois de alguns anos, a proposta da família foi de que Chirlene receberia roupas e material escolar reaproveitados após o uso pelos filhos da empregadora. O primeiro salário da profissional foi recebido apenas aos 27 anos. Antes disso, o trabalho era valorado em roupas usadas, pedaços de carne ou outros objetos e mantimentos ao gosto do contratante.
Apesar de trabalhar desde os oito anos, nunca teve a carteira assinada por nenhum empregador. Há alguns anos, começou a pagar o INSS por conta própria.

“O conhecimento dos nossos direitos é fundamental para que possamos viver e trabalhar melhor. A nova versão do aplicativo ajuda nesta conscientização. Muitas trabalhadoras não têm onde tirar dúvidas sobre férias, jornada de trabalho. O aplicativo ajuda a resolver estas questões e a valorizar o seu trabalho”, explica Chirlene, que já era usuária da primeira versão da ferramenta e faz parte da Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande.

A nova versão do Laudelina é uma realização da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e da Themis, com apoio do Ministério Público do Trabalho e em parceria com a Care International e a Cummins, por meio do projeto Movimentos e Tecnologia, para ampliar a divulgação dos direitos da categoria.

 

Como acessar o web app Laudelina
No celular
1) Abra o navegador de internet (Chrome ou Safari)

2) Digite laudelina.com.br no cursor do navegador
3) Preencha seu nome, e-mail e crie uma senha
4) Pronto! Agora é só navegar pelas funcionalidades do app


No computador
1) Abra o navegador de internet (Chrome ou Safari)

2) Digite laudelina.com.br no cursor do navegador
3) Preencha seu nome, e-mail e crie uma senha
4) Pronto! Agora é só navegar pelas funcionalidades do app

 

Para baixar o aplicativo no celular

1) Abra a PlayStore (em celulares Android) ou a AppleStore (em iPhones)

2) Digite laudelina.com.br e clique para fazer o download
3) Preencha seu nome, e-mail e crie uma senha
4) Pronto! Agora o app está guardado no seu celular. É só navegar pelas funcionalidades a qualquer momento

 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp