26/04/2023 às 05h13min - Atualizada em 27/04/2023 às 00h00min

UmQuarto evoca esperança no futuro em novo single

Banda apresenta novos integrantes em canção que antecipa segundo disco

SALA DA NOTÍCIA Julia Ourique
OrBe Comunicação
Manu d'Eça
 

O nascimento de uma criança é um marco não só para os pais, mas para toda a família que a cerca. O acontecimento reflete, afinal, a esperança no futuro de que tudo vai melhorar. Foi com este sentimento de renovação que o UmQuarto, banda de Florianópolis (SC), lança o single “Carta Para Seus Pais”, um rock de uma levada crescente que traz em sua letra um futuro revolucionário. O lançamento marca a apresentação dos novos integrantes Rafael Salib (guitarra e voz), Rafa Nogueira (bateria e backing vocal) e Bezão (teclado e voz). O single já está disponível nas principais plataformas de streaming.


Inspirado pelo nascimento recente de sua sobrinha, o fundador do UmQuarto, Mayer Soares, resolveu escrever uma carta para os pais. A letra é uma poesia escrita com Fábio Lisbôa, parceiro musical que teve sua estreia na banda na canção “Remendo Blues”, presente no disco anterior.

 

“Buscamos influências na música dançante, no soul e grooves para criar essa música. É talvez uma das letras mais esperançosas que já fizemos. A música é uma carta para os pais, sobre o quão felizes eles serão, apesar dos desafios. É uma carta sobre a esperança de que seres humanos melhores do que na minha geração irão surgir. Não é só sobre ela, mas é sobre os pais, que tanto admiro. Mas a homenagem também se estende a todos os pais e seus filhos e filhas”, explica Mayer Soares, vocalista, baixista e fundador do UmQuarto.

 

O segundo disco, sucessor do álbum de estreia, “Apenas” (2021), também é fruto de uma imersão musical com banda e produtor. Desta vez, a gravação aconteceu em um sítio, na cidade de Angelina (SC), com boa parte do material gravado “ao vivo” no estúdio móvel montado pelo engenheiro de som, Alwin Monteiro, e o produtor, Felippe Pompeo.  Após a saída dos integrantes anteriores durante o processo de pós-produção, a ideia foi incluir os novos músicos em overdub, além de adicionar novas camadas aos instrumentos e vozes, o que trouxe uma nova identidade para o som do UmQuarto.

 

“Essa é a primeira música que os novos integrantes da banda participam. É uma transição. Os novos músicos entraram com piano elétrico, guitarras solo, efeitos sonoros e vozes. Hoje, o UmQuarto é uma banda que tem quatro vocalistas. Todos os novos integrantes cantam e suas vozes estão presentes nesse novo single, além das outras 8 faixas que estarão no próximo disco, que já tem nome: ‘O Meio do Caminho’. Nome escolhido por causa do processo de gravação. Às vezes o caminho até o destino é tão interessante quanto. E no meio do caminho, houve uma troca. Mas o destino final é um novo disco cheio de identidade.”, define Mayer.

 

O single “Carta Para Seus Pais” muito além de apresentar os novos integrantes, também marca uma fase repleta de improvisação e experimentalismo nos shows. Os novos integrantes trazem influências do blues e do jazz, tornando o UmQuarto uma banda mais eficiente e criativa, proporcionando um passo além na questão da criatividade.

 

A tocante imagem de capa do single “Carta Para Seus Pais” traz a foto da mão de uma bebê recém-nascida que representa todo o amor e toda a esperança que pais e família depositam em seu futuro. A fotografia é de autoria da Manu d'Eça

 

Participam da gravação Mayer Soares (baixo, voz e percussão), Rafael Salib (guitarras e voz), Rafa Nogueira (voz) e Bezão (teclado). A faixa traz participação especial de Felippe Pompeo (backing vocal), e conta com os ex-integrantes Henrique Recidive (bateria) e Thiago Mordentte (guitarra base). A produção é de Felippe Pompeo, que junto a Mayer Soares também atuou nos arranjos. A captação e masterização são de Alwin Monteiro, enquanto a assistência de gravação é de Lucas Achilles. Parte do material foi captado também por Maurício Peixoto, com mixagem de Lucas de Sá. As fotografias de divulgação da música são de autoria de Manu d’Eça.



 

Acompanhe o UmQuarto

 

Linktree:  https://linktr.ee/umquarto

Instagram: https://www.instagram.com/umquarto.oficial/

YouTube: https://www.youtube.com/c/UmQuartoBR


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp