27/04/2023 às 12h44min - Atualizada em 28/04/2023 às 00h01min

Estudo da Russell Reynolds aponta risco de alta rotatividade de líderes seniores no setor de finanças

Sem expectativas de crescimento profissional, de aumento salarial ou de serem valorizados, cerca de 48% dos executivos estão propensos a sair de suas empresas

SALA DA NOTÍCIA Russell Reynolds

O setor de Serviços Financeiros foi um dos mais impactados pelo fenômeno global A Grande Renúncia e as empresas precisam investir mais na retenção de talentos. A conclusão é do estudo da Russell Reynolds Associates, líder global em busca de altos executivos e consultoria em avaliação e desenvolvimento de lideranças, que revela que 48% dos executivos seniores estão propensos a sair de suas empresas em busca de oportunidades melhores para alavancar suas carreiras.

“A rotatividade de colaboradores impacta negativamente na operação e no valor agregado de uma empresa. Os diretores precisam rever suas estratégias de engajamento, especialmente em relação aos executivos seniores, não apenas para evitarem pedidos de demissão de cargos estratégicos como também para fortalecer sua cultura organizacional e alavancar os resultados”, afirma Fernando Machado, consultor da Russell Reynolds Associates.

O estudo Da Grande Demissão à Grande Incerteza - Retendo Líderes Sênior no Setor de Serviços Financeiros identificou três principais fatores que motivam 48% de líderes seniores a uma possível mudança de empresa: avanço na carreira, salário melhor e reconhecimento. Falta de confiança na alta liderança, falta de sinergia com equipe e com a cultura da empresa, equilíbrio emocional e maior flexibilidade do modelo de trabalho também são alguns dos pontos de insatisfação.

Dentro do grupo de executivos com maior propensão a pedir demissão, 93% desejam assumir mais responsabilidades, mas somente 36% enxergam essa possibilidade nas empresas onde atuam. Dos 61% que têm como objetivo profissional se tornar Chief Executive Officer (CEO), apenas 20% vêem um caminho claro para alcançar a posição em suas organizações. “Estamos falando de executivos com pelo menos 18 anos de experiência, que precisam constantemente de novos desafios para sair da zona de conforto e revitalizar suas carreiras, o que, inclusive, contribui para a inovação do portfólio da companhia”, completa Machado.

De acordo com o Monitor Global de Liderança 2022, cerca de 74% dos executivos do setor de Serviços Financeiros relataram um aumento na rotatividade de talentos nos últimos 12 meses, o maior índice entre os setores consultados. Para mitigar os riscos de pedidos de demissão, a Russell Reynolds recomenda algumas estratégias para retenção e engajamento desses líderes, considerando seus interesses pessoais e profissionais. A primeira é enxergar além das competências técnicas e estimular o desenvolvimento da liderança, facilitando a transição bem sucedida do executivo para outra área ou unidade de negócios. Em relação ao plano de sucessão do CEO, as empresas precisam ser sérias e transparentes sobre o processo a ser seguido. Outro ponto de atenção é aumentar a confiança dos executivos na alta liderança e no conselho para melhorar o entrosamento das equipes e disseminar de forma mais eficaz a cultura e os valores compartilhados por toda a organização. Com a Sustentabilidade cada vez mais em alta, empresas que promovem ações concretas em relação à agenda ESG fortalecem o senso de propósito de seus colaboradores e seu posicionamento no mercado.

O estudo Da Grande Demissão à Grande Incerteza - Retendo Líderes Sênior no Setor de Serviços Financeiros é baseado no Monitor Global de Liderança 2022, pesquisa realizada anualmente pela Russell Reynolds com mais de mais de 1 500 conselheiros, altos executivos e líderes da futura geração de 46 países da África, Ásia, Américas, Europa, Oceania e Oriente Médio. As empresas representadas atuam nos setores de Consumo, Serviços Financeiros, Saúde, Tecnologia, Recursos Industriais e Naturais e Serviços Profissionais e Comerciais.

Sobre a Russell Reynolds Associates 

A Russell Reynolds é líder global em busca de altos executivos e consultoria em avaliação e desenvolvimento de lideranças. Com atuação junto a organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos em mais de 26 países, a consultoria atua em todos os setores da economia. Russell Reynolds apoia os clientes a construir equipes de líderes transformacionais que podem enfrentar os desafios de hoje e antecipar as tendências digitais, econômicas e políticas que estão remodelando o ambiente de negócios global. Desde ajudar os conselhos administrativos com sua estrutura, cultura e eficácia até identificar, avaliar e definir a melhor liderança para as organizações, a empresa traz 52 anos de experiência para apoiar os clientes na solução de seus problemas de liderança mais complexos. A Russell Reynolds existe para melhorar a forma como o mundo é conduzido. Mais informações em www.russellreynolds.com


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp