19/05/2023 às 10h35min - Atualizada em 20/05/2023 às 00h00min

Religiosa amazônida recebe homenagem do 12° Prêmio Neide Castanha

Henriqueta dedica o prêmio “as crianças que estão nos rincões do nosso Estado”

SALA DA NOTÍCIA Camila Del Nero

A religiosa amazônida, Marie Henriqueta Cavalcante, recebeu nesta quinta-feira (18) uma homenagem do 12° Prêmio Neide Castanha. A premiação, realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, reconhece o trabalho de defensoras e defensores dos direitos humanos de crianças e adolescentes no país.  

A entrega do prêmio foi realizada durante uma Sessão Solene em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.  

Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante é religiosa da Congregação de Nossa Senhora Menina, referência no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado Pará, e é assessora da Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Norte 2, que compreende os estados do Amapá e do Pará. 

Henriqueta agradeceu a homenagem e dedicou o prêmio as crianças e adolescentes da Ilha do Marajó. “É gratificante porque eu sei que esse trabalho engrandece a vida de tantas crianças e adolescentes e o que eu tenho feito é falar, sobretudo, das violações que acontecem no contexto em que eu vivo, que é a Amazônia, especialmente, em uma região que é tão cruel, esquecida e abandonada, que é a região da Ilha do Marajó, e é para essas crianças que eu vou oferecer essa homenagem. É para elas que estão nos rincões do nosso Estado, mas que merecem todo o meu reconhecimento também por elas saberem gritar e dizer que o corpo delas é sagrado e que ninguém pode tocar. É isso que eu tenho feito e é isso que eu vou continuar fazendo, fazendo bonito!”, afirmou.

A secretaria executiva da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), Irmã Maria Irene Lopes, acompanhou a premiação. Ela afirma que a homenagem é fruto do reconhecimento e da atuação da Henriqueta, que é uma referência na defesa e proteção de crianças e adolescentes na região, onde muitas vivem em situação precária e em um total abandono por parte do poder público. 

Prêmio Neide Castanha  

Criado pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e pela Campanha Faça Bonito, o prêmio é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida a lutar contra a violência de crianças e adolescentes no Brasil. A estatueta do Prêmio conta com uma arte do cartunista Ziraldo. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp