24/05/2023 às 17h52min - Atualizada em 25/05/2023 às 00h00min

Led Zeppelin ganha homenagem na voz de Aline Happ

Em releitura, cantora traz delicadeza ao clássico “Stairway to Heaven”

SALA DA NOTÍCIA Julia Ourique
OrBe Comunicação
Happ Photography
Há quem diga que nos clássicos não se toca. A cantora Aline Happ, conhecida por seu trabalho à frente da banda de metal sinfônico Lyria, ousa e traz uma releitura mística de "Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin. Música mais popular da banda britânica, nesta nova versão ganha synths, harpa, percussão celta e elementos etéreos, além de contar com vocais femininos. A iniciativa foi fruto do pedido de um fã, durante o financiamento coletivo para o disco “Branching Out”, trabalho de estreia em carreira solo da artista, que será lançado no dia 31 de maio.

“No crowdfunding existia uma recompensa que era escolher uma música para eu fazer uma versão e ele escolheu ‘Stairway To Heaven’. Por ser um grande clássico e já possuir elementos folk e rock, algo que eu tenho feito bastante nas minhas versões, mantive a estrutura da música original, mas dei meu toque pessoal à nova versão, com uma roupagem mais suave e delicada para trazer uma atmosfera mágica e mística. Convidei o Rod Wolf para fazer as guitarras, Led Zeppelin é uma das bandas favoritas dele e fazer essa homenagem ao Led Zeppelin é algo muito tocante!”, avalia Aline Happ.

 

A canção marcou e continua a marcar gerações, com dezenas de interpretações, sendo sempre referenciada e reverenciada por sua complexidade. Com uma letra que pode trazer diversos significados, Stairway to Heaven, conta a história de uma mulher que busca a riqueza e o poder, mas que acaba se perdendo em sua própria ambição em comprar uma escadaria para o Paraíso.

 

“Seria uma crítica ao materialismo e ao egoísmo da sociedade, que acredita que pode comprar a felicidade e a salvação. A letra também pode ser uma metáfora para a jornada do sentido da vida e da conexão com o divino. A mulher da canção representa essa busca, que envolve diferentes estágios e desafios. Ela começa com uma visão materialista e limitada da realidade, mas aos poucos vai se abrindo para outras dimensões e possibilidades, percebendo que há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha sua vã filosofia.”, define Aline.

 

Tal como a mulher da música, foi ouvindo sua intuição que Aline Happ seguiu o seu coração e, mesmo durante a pandemia, tornou-se consciente do seu papel no universo: fazer música. Durante esta trajetória de autoconhecimento, Aline reconhece suas raízes, de onde vem o seu apreço pela música e suas influências musicais, como o Led Zeppelin. 

 

“Por meio desta versão, demonstro minha admiração e respeito pelo Led Zeppelin, uma das bandas mais importantes e influentes do rock e do metal.  Foi bastante desafiador fazer o instrumental, mixagem e masterização de uma música tão grande e complexa, inclusive ela foi a última a ser gravada e a ser finalizada do meu álbum. Espero que essa versão agrade e surpreenda meus fãs e apoiadores e também os fãs de Led Zeppelin.”, finaliza.

 

O álbum de estreia em carreira solo de Aline Happ, Branching Out, é um trabalho que marca a independência da artista. Com o Lyria, a artista já era compositora de todas as canções e participava das outras etapas do álbum, além de ter feito a arte do álbum mais recente "Immersion"; Em seu projeto solo, Aline é a responsável pela produção do início ao fim: composição de músicas, gravações, arranjos, vocais, instrumentais, arte das capas, e é a responsável pela mixagem e masterização. O guitarrista do Lyria, Rod Wolf, traz os seus potentes solos de guitarra para esta versão de Stairway to Heaven. O clipe foi dirigido por Aline Happ em parceria com Patrick Happ, que atuou como cinegrafista.

 

Conhecida mundialmente por seu trabalho como líder, vocalista e compositora do Lyria, Aline Happ é hoje uma das vozes mais famosas do metal brasileiro. Em seu projeto solo, a artista promove releituras Folk/Celtic de canções do rock, do metal e do pop mundial que estão disponíveis em seu canal no YouTube. Graças ao apoio dos fãs, a cantora arrecadou mais de 200% da meta do financiamento coletivo para o seu disco solo de estreia, “Branching Out”, que será lançado em maio de 2023. Conhecidos mundialmente, a banda de metal alternativo sinfônico, Lyria, foi fundada em 2012. De lá pra cá, o grupo lançou dois discos com apoio de crowdfunding, Catharsis (2014) e Immersion (2018) e tocou em diversas cidades, além de ser pioneiro no Brasil na transmissão de shows online com venda de ingressos para o mundo todo.

 

Acompanhe Aline Happ

 

Facebook: https://www.facebook.com/alinehapp

Instagram: https://www.instagram.com/alinehapp/

YouTube: https://www.youtube.com/alinehapp

Spotify: https://bit.ly/alinehappspotify
Faça pré-save do álbum: https://push.fm/ps/branchingout


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp