24/05/2023 às 16h42min - Atualizada em 25/05/2023 às 00h00min

No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, SBG alerta para a necessidade de se saber a pressão intraocular

Exame simples, realizado em dois minutos, pode indicar doença que mais causa cegueira irreversível no mundo

SALA DA NOTÍCIA Rafa Mello
https://pio.sbglaucoma.org.br/
Freepik

O dia 26 de maio é dedicado ao Combate Nacional ao Glaucoma,  a maior causa de cegueira irreversível no mundo. Um mal silencioso, que afeta mais de 2,5 milhões de indivíduos no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e que, embora não tenha cura, pode ser tratado com colírios e cirurgia a laser.  Detectar a doença é simples: basta fazer a medição da pressão intraocular (PIO), um exame indolor, realizado em consultório, que dura dois minutos.

Fica aí o alerta da SBG: conhecer a PIO é fundamental para diagnosticar precocemente o glaucoma e evitar a cegueira. Alterações na pressão intraocular indicam que algo pode estar errado, mesmo quando os valores se mantêm na faixa de normalidade. Somente na consulta ao oftalmologista consegue-se saber se está tudo ok.

Mal comparando, é  o mesmo raciocínio que usamos para a pressão arterial, um indicador que a maioria das pessoas conhece de cor e salteado. Se você tem pressão arterial de 9x6 e, um dia, mede 12x8, continua no padrão de normalidade, mas houve um aumento que precisará ser investigado."O glaucoma não dói e, na maioria das vezes, não provoca sintoma algum. O defeito que a doença causa começa na periferia visual para depois ir para o centro, então, o paciente não percebe que está perdendo a visão. Quando ele percebe que tem alguma coisa errada, até 60% do nervo óptico já foi destruído", observa o presidente da SBG, o oftalmologista Roberto Galvão Filho.

Quer saber mais sobre a PIO? Consulte o site  https://pio.sbglaucoma.org.br/



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp