27/05/2023 às 09h44min - Atualizada em 29/05/2023 às 00h00min

São Luís vai receber projeto inédito no Brasil sobre patrimônio histórico

“Panorâmica Patrimônio Mundial” instalará um centro de interpretação itinerante em praça pública, em comemoração aos 25 anos do título de Patrimônio Cultural Mundial de São Luís pela Unesco

SALA DA NOTÍCIA DR Comunicação
ASCOM - Divulgação


Um projeto inovador no país vai aportar na capital maranhense. Uma estrutura inflável gigante ocupará toda a Praça Nauro Machado, no centro histórico, a partir do dia 15 de junho. Dentro, recursos audiovisuais, projeções mapeadas e um convite ao conhecimento para todos os públicos. A primeira temporada do “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís” celebra esse reconhecimento mundial das características excepcionais do Centro Histórico da cidade.
Trata-se de um centro de interpretação itinerante, o primeiro do país, idealizado pela Quereres Produções em co-produção com a LP Arte. Tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico de São Luís (Fumph). O lançamento do projeto faz parte da programação do Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico (FIPA), que também estará ocorrendo no próximo mês na cidade.
O Panorâmica Patrimônio Mundial vai percorrer bairros da capital maranhense e também chegará em São José de Ribamar. Contando com três núcleos, o espaço trará na primeira sala uma ampla abordagem sobre características do centro histórico, projeções em maquetes, telões com informações sobre arquitetura, azulejaria, cantaria, a beleza dos sobrados, moradas, meia-moradas e muito mais.
O segundo ambiente está reservado para a interatividade, com jogos de memória, glossário e um game em que os próprios participantes poderão criar suas ruas, usando elementos da arquitetura da cidade. A terceira sala trará a proposta de contemplação, com um vídeo imersivo sobre as belezas do Centro histórico, incentivando a reflexão sobre a preservação patrimonial. O Panorâmica conta com um projeto educativo com foco em ampliar a percepção de crianças, jovens e adultos sobre o universo do patrimônio cultural.
Todos espaços serão devidamente adequados para garantir acessibilidade a todos os públicos: todos os conteúdos expostos terão versão audiodescritiva, elementos táteis e em braile, além de Intérpretes de libras que ficarão à disposição para o acompanhamento e monitoria de visitas de turmas que apresentem esta demanda.
“Trata-se de um projeto inédito no Brasil que propõe uma nova forma de conhecer o Patrimônio cultural. Começar a Panorâmica por São Luís é um privilégio. O Centro Histórico da cidade reúne elementos excepcionais, por isso integra a lista de patrimônios culturais do Brasil e celebra 25 anos do reconhecimento pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Este espaço tem como objetivo disseminar o conhecimento de maneira interativa, com muita tecnologia e informação, um novo tipo de museu, só que itinerante. É um ganho para a cidade, para os turistas, para estudantes, para a cultura e para a promoção do nosso patrimônio cultural”, concluiu Luiz Prado, curador e idealizador do Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís.

Patrimônio Mundial
A cidade de São Luís foi escolhida como lugar para a estreia do projeto Panorâmica Mundial por estar celebrando 25 anos do título de Patrimônio Cultural Mundial concedido pela Unesco. O reconhecimento ocorreu em 1997, pelo fato da capital maranhense aportar o testemunho de uma tradição cultural rica e diversificada, além de constituir um excepcional exemplo de cidade colonial portuguesa, com traçado preservado e conjunto arquitetônico representativo. Por se tratar de uma cidade histórica viva, pela sua própria natureza de capital, São Luís se expandiu, preservando a malha urbana do século XVII e seu conjunto arquitetônico original.  Em toda a cidade, são cerca de quatro mil imóveis tombados: solares, sobrados, casas térreas e edificações com até quatro pavimentos. 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp