31/05/2023 às 16h00min - Atualizada em 31/05/2023 às 20h00min

Fundação Abrinq lança edital para coletivos de todo o Brasil

Os coletivos serão apoiados por, no mínimo, 18 meses, com acesso a recursos técnicos e financeiros mensais para que possam fortalecer as atividades que já desenvolvem ou colocar em prática novas ações

SALA DA NOTÍCIA .
https://edital.fadc.org.br/coletivos
Divulgação
A Fundação Abrinq abriu um novo edital para selecionar coletivos que trabalham com a pauta da infância e adolescência em todo o Brasil. A iniciativa visa apoiar 25 novos coletivos durante o ciclo 2023-2024, proporcionando recursos técnicos e financeiros para que possam desenvolver atividades e ações que fortaleçam a presença dos grupos nas comunidades em que estão inseridos.

Na prática, coletivos são grupos de pessoas que promovem ações de desenvolvimento (hortas comunitárias, cursos, eventos, etc.) para a comunidade local. Atualmente, cinco coletivos comunitários já são apoiados pela Fundação Abrinq, pertencentes ao grupo 1 do projeto.

Neste novo edital, as inscrições serão divididas de acordo com as respectivas regiões do país. O Grupo 2 tem inscrições abertas até o dia 18 de junho e permite a participação de coletivos localizados em regiões metropolitanas de capitais no Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil.


Grupo 2: Nordeste: Aracaju - SE; Fortaleza - CE; João Pessoa - PB; Maceió - AL; Natal - RN; Recife - PE; Salvador - BA; São Luís - MA; e Teresina – Pl. Centro-Oeste: Brasília - DF; Campo Grande - MS; Cuiabá - MT; e Goiânia – GO e Sul: Curitiba - PR; Florianópolis - SC; e Porto Alegre - RS

Já o Grupo 3 tem inscrições abertas até o dia 22 de outubro e permite a participação de coletivos localizados em regiões metropolitanas de capitais no Norte e Sudeste.

Grupo 3: Norte: Belém - PA; Boa Vista - RR; Macapá - AP; Manaus - AM; Palmas -TO; Porto Velho - RO; e Rio Branco – AC. Sudeste: Belo Horizonte - MG; Rio de Janeiro - RJ; São Paulo - SP; e Vitória - ES
 

Para o gerente executivo da Fundação Abrinq, Victor Graça, “os coletivos colaboram para o fortalecimento do tecido social, trazendo novas práticas de participação em processos de inclusão social e redução de desigualdades”.


Os coletivos escolhidos serão apoiados por, no mínimo, 18 meses, com acesso a recursos técnicos e financeiros mensais para que possam fortalecer as atividades que já desenvolvem ou colocar em prática novas ações. Também poderão participar de capacitações e eventos para a troca de experiências e boas práticas, além de contar com o apoio institucional da Fundação Abrinq.

Para participar do processo seletivo, os coletivos precisam atender a uma série de critérios, tais como: atuar em um município pertencente à região metropolitana de alguma capital brasileira, atuar em territórios periféricos ou locais de alta vulnerabilidade, ter como público-alvo crianças e adolescentes, oferecer atividades e/ou serviços gratuitos, ter pelo menos um ano de atuação comprovada, entre outros.

Todos os detalhes do edital podem ser conferidos no site https://edital.fadc.org.br/coletivos/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp