07/06/2023 às 12h18min - Atualizada em 08/06/2023 às 08h00min

Comunicação eficaz: a arte de se expressar e ouvir

Saiba quais são as habilidades necessárias para uma conversa eficiente

SALA DA NOTÍCIA Cilene Noman
Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios, Trainer Comportamental  e Master Coach. @nomandho - www.nomandho.com.br
Acervo Pessoal | Divulgação
 

A comunicação vai muito além do que o ato de conversar. Engloba oratória, linguagem corporal, expressões faciais e habilidades. E a comunicação se torna eficiente quando  o receptor entende tudo o que foi passado no menor tempo possível. Ela precisa cortar ruídos, impedir desentendimentos e acabar com a frustração de uma mensagem transmitida pela metade ou de maneira errada.

 

A comunicação eficaz é quando o que foi falado é sempre compreendido pelo receptor. “Os desafios na conversação podem ocasionar dificuldades de entendimento e prejudicar relações com clientes, colaboradores, entre outros. Uma boa comunicação exige que nos dediquemos a ouvir o outro, ela deve ser tanto verbal quanto não-verbal, controlar as emoções e evitar situações estressantes ajuda a obter uma comunicação mais eficaz  e ser enfático e demonstrar suas ideias é fundamental”, explica Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios, Trainer Comportamental  e Master Coach.

 

No ambiente corporativo, esse tipo de comunicação se torna ainda mais essencial. Os profissionais que se comunicam bem são capazes de trabalhar em equipe, colaborar e criar relacionamentos profissionais duradouros. Eles são capazes de ouvir as preocupações e necessidades dos outros e responder de forma eficaz, evitando conflitos desnecessários.



 

Habilidades de uma comunicação eficaz

 
  • Oratória;
  • Linguagem corporal;
  • Comunicação verbal;
  • Comunicação não verbal;
  • Comunicação não violenta.



 

Além disso, para realizar uma comunicação eficaz é preciso realizar perguntas sem medo. “Sempre que tiver uma dúvida, faça com que ela seja ouvida. Também faça reuniões frequentes, nem sempre uma única reunião será o suficiente para descobrir tudo ou alinhar cada ponto de um projeto. Da mesma forma, é importante se atentar se  a pessoa entendeu tudo que você falou”, finaliza Noman.

 

Uma boa dica!! Faça perguntas abertas para ter a certeza de que o outro compreendeu a comunicação e não ficou dúvidas. 

Ex: Como você acredita que obteremos resultados com essa ação? Você consegue perceber como me sinto quando você não consegue me escutar? Toda vez que buscamos colher as opiniões de nossa equipe, o resultado se torna mais completo. O que você acha disso?



 

Fonte: Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios, Trainer Comportamental  e Master Coach. @nomandho - www.nomandho.com.br


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp