14/06/2023 às 10h35min - Atualizada em 15/06/2023 às 00h00min

Apenas 5 em cada 10 trabalhadores das gerações Y e Z no Sul pretendem permanecer em seus empregos em 2023, afirma Ticket

Pesquisa também mostra que 16% dos entrevistados da Região com menos de 42 anos planejam mudar de área, mas se manter na empresa, ao longo do ano. Entre os profissionais das gerações X e Baby Boomers, o índice é de 15%

SALA DA NOTÍCIA Kelly Queiroz

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ticket, marca da Edenred Brasil de benefícios ao trabalhador, para entender as perspectivas das diferentes gerações no mercado de trabalho, 49% dos profissionais do Sul com menos de 42 anos (ou seja, os que pertencem às gerações Y e Z), pretendem permanecer, em 2023, na mesma empresa e área que ocupam atualmente, enquanto 16% pretendem ficar na companhia, mas mudar de ocupação. Já entre os trabalhadores das gerações X e Baby Boomers, que têm mais de 43 anos, 65% planejam ficar na mesma empresa e seguir no cargo atual, enquanto 15% desejam estar na mesma empresa, porém atuando em outra área.

Segundo Tatiana Romero, Diretora de Recursos Humanos da Ticket, é natural que as diferentes gerações que atuam juntas no mercado de trabalho tenham visões e aspirações distintas, mas os gestores e RHs das empresas precisam ficar atentos para que essas diferenças não afetem a motivação e a produtividade dos colaboradores. “O ideal é que as companhias tenham pluralidade e respeitem a diversidade. A complementaridade das experiências das diferentes gerações é fundamental para o sucesso do negócio”, comenta. “O estudo também mostrou que 35% dos trabalhadores das gerações Y e Z consideram as perspectivas de crescimento na empresa como o principal fator motivacional, enquanto apenas 30% entre os mais velhos têm a mesma opinião. Isso reitera a importância de os gestores saberem ouvir os diferentes profissionais e criarem iniciativas que atendam as expectativas de todos”, completa a executiva.

Ainda segundo o levantamento, enquanto 27,5% dos profissionais com mais de 42 anos valorizam um ambiente de trabalho saudável como fator motivacional, e o mencionaram como o principal deles, apenas 20% dos respondentes das gerações Y e Z citaram essa característica, que apareceu na terceira colocação entre as mais almejadas. 

Quando o assunto é os benefícios concedidos pela empresa, os mais desejados pelos trabalhadores com até 42 anos são relacionados à prática de atividades físicas, como academia, e o combustível, mencionados por 27% dos respondentes cada um, seguidos do plano de saúde (25,5%) e os que garantem descontos em educação (23%); enquanto para as gerações X e Baby Boomers o benefício mais mencionado, por 32% das pessoas, foram o combustível, seguido do plano de saúde (26,5%) e dos que garantem descontos em farmácia (21,2%).

O atual modelo de trabalho praticado pelas duas gerações também apresentou diferenças. Mas ao contrário do observado em outras regiões do País, no Sul a porcentagem de profissionais acima de 35 anos atuando nos dois modelos é superior, com 16,5%, ao dos respondentes mais jovens, com apenas 12%.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp