16/06/2023 às 14h01min - Atualizada em 16/06/2023 às 20h00min

Meio Ambiente pede socorro

De acordo com a ONU cerca de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas anualmente

SALA DA NOTÍCIA Naves Coelho
divulgação
Resíduos plásticos, guimba de cigarro, isopor e até roupas são alguns materiais encontrados, diariamente, nos rios e mares do Brasil. Um estudo realizado pelo programa Lixo Fora D´ Água, da Associação de Limpeza Pública e Resíduos Especiais apontou que os resíduos plásticos correspondem a 48,5% dos materiais que são despejados no mar.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas por ano, em todo o planeta, e somente 19 a 30 toneladas são recicladas.

Segundo Cristiana Nepomuceno, advogada ambiental, os resíduos não tratados ao chegar nos mares e rios além de contaminar a água e animais, provocam desequilíbrio ambiental, representando uma grande ameaça à vida aquática. “O descarte inadequado de resíduos se transforma em pilhas de lixo nos rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora das regiões”.

Ainda de acordo com Cristiana, plásticos que são utilizados uma única vez, e em seguida são descartados na natureza prejudicam a saúde humana e a biodiversidade, pois poluem desde o topo das montanhas até o fundo dos rios e dos oceanos. “Ainda precisamos evoluir mais, principalmente, na conscientização sobre a separação dos resíduos e implantação de sistemas de coletas mais efetivas”.
 
O que são os 5 rs?
Os 5 rs são um estilo de vida sustentável preocupado com a diminuição geração de resíduos no planeta. As cinco palavras, repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, ajudam a construir um comportamento humano em compromisso com meio ambiente.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp