15/06/2023 às 16h40min - Atualizada em 17/06/2023 às 00h00min

Como economizar na conta de luz?

Saiba como consumir energia de forma econômica e sustentável com pequenos hábitos que fazem a diferença no final do mês

SALA DA NOTÍCIA Julia Hoebel
Economizar na conta de luz é possível e a cada ano se torna mais necessário. De acordo com dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), nos últimos cinco anos, o custo da energia elétrica no Brasil aumentou em 47%.

Com algumas mudanças simples de hábitos e investimentos inteligentes, é possível reduzir consideravelmente o valor cobrado mensalmente na sua conta de luz. Sendo que o mesmo vale para a iluminação pública. 

De acordo com Júlio Neves, gerente da IP Minas, consórcio responsável pela iluminação de Ribeirão das Neves, o uso de lâmpadas LED  pode reduzir em até 60% o consumo de uma cidade, o que reflete diretamente na redução dos gastos públicos. Além disso, essa tecnologia é considerada sustentável, pois não é produzida com elementos poluentes ou contaminantes. 

Em casa, os eletrodomésticos que mais contribuem para o aumento do consumo de energia elétrica são: a geladeira, o ar-condicionado, o chuveiro elétrico e a máquina de lavar roupa. Por isso, é importante utilizar esses aparelhos de forma consciente e adotar práticas que reduzam o gasto de energia elétrica. Confira algumas dicas que vão te ajudar nesse processo:

Escolha aparelhos com selo Procel: O selo Procel é um certificado que indica quais os aparelhos eletrônicos são mais eficientes em termos de consumo de energia. Ao escolher aparelhos com selo Procel, você pode economizar na conta de luz em até 30%.

Use a máquina de lavar roupa com moderação: Para economizar, evite lavar roupas em poucas quantidades e utilize a máquina sempre que ela estiver cheia. Além disso, escolha programas de lavagem adequados para cada tipo de roupa, evitando programas mais longos sem necessidade.

Tenha cuidado com o ar-condicionado: Mantenha as portas e as janelas fechadas enquanto o ar-condicionado estiver ligado, para evitar que o ar quente entre e reduza a eficiência do aparelho. 

Evite o uso excessivo do chuveiro elétrico: Diminua o tempo no banho e opte por temperaturas mais amenas, que não exijam tanto do aquecedor. Além disso, é importante verificar a potência do chuveiro e, se possível, trocá-lo por um modelo mais econômico.

Utilize a geladeira e o freezer de forma eficiente: Evite abrir a porta com frequência e mantenha a geladeira e o freezer longe de fontes de calor, como fogões e janelas ensolaradas. 

Não durma com a TV ligada: Aparelhos eletrônicos consomem energia mesmo quando estão em modo stand-by. Por isso, é recomendado desligar e retirar o aparelho da tomada antes de dormir.

Invista em energia solar: Esta é uma opção para quem quer economizar a longo prazo. A instalação de um sistema de energia solar pode exigir um investimento inicial significativo, mas os benefícios a longo prazo podem ser consideráveis, sendo uma forte aliada na economia e na adoção de uma forma mais consciente e sustentável de consumo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp