15/06/2023 às 15h52min - Atualizada em 17/06/2023 às 00h00min

Doutores da Alegria celebra diversidade dos folguedos juninos com São Joãozinho em oito hospitais de SP, entre 19 e 29 de junho

Cortejo junino percorre alas e áreas comuns das unidades de saúde com repertório formado por canções tradicionais da época e obras autorais

SALA DA NOTÍCIA LN Textos
Divulgação
Oito hospitais públicos de São Paulo receberão entre os dias 19 e 29 de junho o tradicional São Joãozinho dos Doutores da Alegria. Em cortejo pelas alas ou apresentando-se nas áreas comuns das unidades de saúde, os besteirologistas aproximam pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde em torno dos tradicionais festejos e brincadeiras juninos.

A agenda contempla os seguintes locais e datas, com início sempre às 10h: ITACI (19 de junho), Hospital do M’Boi Mirim (19 de junho), ICR – Instituto da Criança (20 e 26 de junho), Hospital do Grajaú (20 de junho), Hospital Santa Marcelina (21 e 22 de junho), Hospital do Mandaqui (26 de junho), Hospital do Campo Limpo (29 de junho) e Hospital Universitário (29 de junho).

A beleza dos folguedos juninos brasileiros em suas festas, músicas, danças, quitutes e decorações simbólicas inspira o cortejo junino deste ano. Ela está presente no imaginário de milhares de pessoas de norte a sul do país – especialmente em uma cidade tão diversa como São Paulo, com grupos diferentes de pessoas que colaboram intensamente com a construção da cultura local.


Assim, manifestações e brincadeiras típicas como o boi bumbá, o forró, as simpatias que evidenciam o sincretismo religioso, a pescaria e a adivinhação estarão presentes neste São Joãozinho. Além disso, o elenco da unidade paulistana – com cerca de 30 artistas oriundos de diversas regiões do país – desta vez contribui não só com músicas autorais, como também na confecção de parte de seus adereços de cena. Eles se dividirão em grupos de seis artistas para cumprir a agenda de apresentações.

“O São Joãozinho reforça o compromisso da Associação Doutores da Alegria em democratizar a arte e o bem-estar das pessoas que habitam o ambiente hospitalar. É uma metodologia que ganhou força nestes mais de 30 anos e se estabeleceu nos hospitais públicos, com espaços onde a alegria é construída com muitas histórias e brincadeiras entre as crianças, palhaças e palhaços, acompanhantes e profissionais da saúde”, comenta o diretor artístico da instituição, Ronaldo Aguiar.

O São Joãozinho surgiu em 2011, na sede pernambucana da associação, no Recife, onde a tradição do forró de São João é bastante presente. A partir do ano seguinte, passou também a ser realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro, por meio do projeto Plateias Hospitalares, com a realização do cortejo junino pelos grupos artísticos que atuam nas unidades de saúde cariocas a partir de seleção e curadoria dos Doutores da Alegria.

Doutores da Alegria - Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos. Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? - O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site www.doutoresdaalegria.org.br ou pelo Facebook (/Doutores). Mais informações em www.doutoresdaalaegria.org.br

Doutores da Alegria
São Joãozinho 2023– Em São Paulo

19 de junho
Inst. De Tratamento do Câncer Infantil (ITACI) – R. Galeno de Almeida, 148 – Pinheiros
Hospital Municipal do M’Boi Mirim -
Estrada do M’Boi Mirim, 5203 – Jardim Ângela


20 de junho
Instituto da Criança - ICr – Av. Dr. Enéas C. de Aguiar, 647 – Cerqueira César.
Hospital Geral do Grajaú – R. Francisco Octávio Pacca, 180 – Pq. Das Nações.

21 e 22 de junho
Hospital Santa Marcelina –
R. Santa Marcelina, 177 – Itaquera (SP).

26 de junho

Inst. De Tratamento do Câncer Infantil (ITACI) – R. Galeno de Almeida, 148 – Pinheiros
Hospital do Mandaqui -
R. Voluntários da Pátria, 4301 – Santana.

29 de junho

Hospital do Campo Limpo – Estrada de Itapecerica, 1661 – Campo Limpo (SP)
Hospital Universitário da FMUSP – Av. Prof. Lineu Prestes, 2565 – Butantã.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp