23/06/2023 às 18h10min - Atualizada em 23/06/2023 às 20h00min

Secretaria do audiovisual anuncia série de ações dedicadas à preservação audiovisual em mesa realizada nesta sexta-feira na 18a CineOP

A retomada do Ministério da Cultura tem causado impacto nos primeiros dias da 18a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, depois de anos de dificuldades do setor de preservação audiovisual por conta da ineficiência das políticas públicas nos últimos seis anos.

SALA DA NOTÍCIA ATTi Comunicação
 
18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto
21 a 26 de  junho de 2023
 
 
SECRETARIA DO AUDIOVISUAL ANUNCIA SÉRIE DE AÇÕES DEDICADAS À PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL EM MESA REALIZADA NESTA SEXTA-FEIRA NA 18a CINEOP
 
A retomada do Ministério da Cultura tem causado impacto nos primeiros dias da 18a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, depois de anos de dificuldades do setor de preservação audiovisual por conta da ineficiência das políticas públicas nos últimos seis anos. A perspectiva na área enfim é de esperança, como disse a professora e pesquisadora Laura Bezerra na mesa "Memória e criação para o futuro", realizada na manhã de sexta-feira (23/6).
 
"É um momento de comemorar e de reconhecer a existência de uma Sav (Secretaria do Audiovisual) atenta e preocupada com a preservação e com os caminhos a serem construídos", disse Bezerra. Isso porque, minutos antes, a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga – em Ouro Preto representando a ministra Margareth Menezes –garantiu que a preservação "é uma prioridade na atual gestão  do MinC".
 
Joelma aproveitou o Encontro de Arquivos e Educação, fórum que reúne profissionais das duas áreas durante a CineOP. para anunciar a volta da revista "Filme Cultura", cuja edição 64 deverá ser publicada em versão impressa nos próximos meses, e planos de ações voltados à preservação audiovisual. "É urgente traçar políticas estruturantes para que a preservação seja tratada com a importância que ela tem", afirmou Joelma.
 
Outras novidades da Secretaria do Audiovisual anunciadas na CineOP são: suplementação de 70% do valor do contrato de gestão da Cinemateca Brasileira; regulamentação do Plano Nacional de Preservação Audiovisual, que será retrabalhado e atualizado durante a Mostra, até o dia 26/6; instituir a Rede Nacional de Acervos e Arquivos Audiovisuais; levantamento de equipamentos culturais e seus acervos audiovisuais; e inserção da preservação na Lei Paulo Gustavo.
 
 
SOBRE A 18a CINEOP
Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.
 
ABERTURA OFICIAL
EXIBIÇÃO DE FILMES - LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
HOMENAGEM
MOSTRINHA
MOSTRA VALORES
SESSÕES CINE-ESCOLA
18o ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XV FÓRUM DA REDE KINO
DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
OFICINAS
MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
PERFORMANCE AUDIOVISUAL
EXPOSIÇÃO
LANÇAMENTO DE LIVROS
CORTEJO DA ARTE
SHOWS
 
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
No YouTube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
 
SERVIÇO
18ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
21 a 26 de junho de 2023 | Presencial e Online
WWW.CINEOP.COM.BR

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale
Patrocínio: Itaú
Parceria Cultural: Universidade Federal de Ouro Preto, Sistema Fecomércio MG Sesc  Senac Sindicatos Empresariais,  Instituto Universo Cultural, Casa da Mostra
Apoio: Prefeitura de Ouro Preto
Idealização e realização: Universo Produção
 SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS
MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp