28/06/2023 às 19h47min - Atualizada em 29/06/2023 às 00h00min

Como manter seu animal de estimação protegido do frio

Especialista ressalta a importância da adoção de práticas focadas no bem-estar do seu pet

SALA DA NOTÍCIA Thainá Zelante Cordeiro

Com a chegada do inverno em 21 de junho, é fundamental lembrar que nossos amados animais de estimação também necessitam de atenção e cuidados especiais durante essa estação mais fria. Matheus Ordonez, coordenador e professor do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, destaca a importância de adotar precauções adicionais para garantir o conforto e a segurança dos nossos pets nos meses de inverno. 

“O importante é observarmos que se a temperatura interna da casa estiver baixa, devemos fornecer um local mais protegido e quente para o seu pet descansar, como uma caminha com cobertores, mantas ou almofadas térmicas, evitando expô-los a correntes de ar frio. Observe atentamente o comportamento deles, se notar sinais de desconforto, procure um veterinário. Proporcione um ambiente quente e seguro e que ele tenha acesso a áreas com temperatura controlada, longes de correntes de ar frio, com estes cuidados adequados, podemos garantir que nossos amigos fiquem confortáveis, aquecidos e saudáveis durante o inverno.”, comenta o docente.   

Abaixo, estão algumas orientações e dicas valiosas para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para os pets, de acordo com o especialista: 

Proteja-os do frio: Assim como nós, os animais de estimação podem sentir frio e correr o risco de hipotermia e outros problemas relacionados. Portanto, é importante limitar o tempo que eles passam ao ar livre em dias extremamente frios. Além disso, considere vestir seu pet com roupas adequadas para protegê-lo do frio durante os passeios. 

Mantenha-os aquecidos: Levando em consideração que os animais queimam energia extra no inverno para se manterem aquecidos, devemos oferecer um pouco mais de ração, nos meses de clima muito frio, para fornecer as calorias extras necessárias, e garantir que eles tenham sempre água fresca à disposição para que fiquem bem hidratados e com a pele menos seca.  Considere o uso de camas aquecidas ou forneça cobertores extras para ajudá-los a manter a temperatura corporal adequada. 

Mantenha a rotina de exercícios: O inverno pode desencorajar atividades ao ar livre, mas é fundamental manter a rotina de exercícios do seu pet. Isso ajudará a mantê-los ativos e saudáveis durante a estação fria. Considere alternativas como brincadeiras em ambientes internos ou utilize jogos que estimulem o exercício físico. 

Alimentação e hidratação adequadas: Durante o inverno, é comum que os pets necessitem de mais calorias para manter a temperatura corporal adequada. Consulte o veterinário para ajustar a dieta do seu pet, se necessário, e certifique-se de que ele esteja bebendo água suficiente para evitar a desidratação. 

Cuidado com as patas: Após cada passeio, lave e seque bem as patas do seu pet para remover qualquer resíduo e prevenir irritações ou ferimentos. Se necessário, utilize botinhas próprias para cães, especialmente em superfícies geladas. 

Importante observarmos diariamente o comportamento do pet e caso ele apresentar quaisquer sintomas de doença, devemos procurar imediatamente um Médico Veterinário, pois só ele tem capacidade profissional para diagnosticar e tratar seu animal.

Sobre a Anhanguera     

Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.

A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 112 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Acesse o site e o blog para mais informações.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp