11/07/2023 às 15h28min - Atualizada em 12/07/2023 às 04h00min

Unibes proporciona oportunidade de mudança a jovens formandos de seus cursos de capacitação profissional 

O Programa gratuito da Unibes para jovens entre 15 e 29 anos atende até 700 pessoas por ano 

Claudio Sanches de Almeida
MCW
Divulgação

Unibes proporciona oportunidade de mudança a jovens formandos de seus cursos de capacitação profissional 

  • O Programa gratuito da Unibes para jovens entre 15 e 29 anos atende até 700 pessoas por ano 

 

A Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social) celebrará, no próximo dia 12 de julho, a formatura do primeiro semestre com 220 alunos dos cursos de Capacitação Profissional oferecidos pela Instituição, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, por meio do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Jovens (CEDESP).       

 

O Programa, destinado a jovens de 15 a 29 anos que buscam oportunidades de ingresso ao mercado de trabalho, atende anualmente cerca de 700 pessoas e tem como foco aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. Entre os requisitos para participar, os estudantes devem ser recém-formados no ensino médio ou precisam estar cursando no período noturno. As aulas ocorrem no contraturno escolar e asseguram que os alunos tenham ocupação produtiva no período em que não estão na escola. 

 

Os cursos oferecidos são: Hotelaria, Web Design, Rotinas de Escritório e Atendimento em Restaurantes, e facilitam a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Além disso, os alunos também contam com os projetos: eZAPe! Virtudes Empreendedoras; Girls Education - empoderamento feminino, maquiagem e cuidados da pele, com os profissionais Rosman Braz e Mauro Marcos; Mentorias e o Projeto “Carta e Carreira”, com empresas parceiras; além de outras ações que servem como ferramentas de aprendizado e inspiração para suas trajetórias profissionais.  

 

“Com o Programa de Capacitação Profissional da Unibes conseguimos mudar a realidade dos jovens, proporcionando mudança positiva em toda uma família e, no final, tornando cada um desses formandos um multiplicador do nosso trabalho”, fala Denise Zaclis Antão, Presidente da Unibes.  

 

O Programa é dividido em dois módulos: básico e específico. O primeiro, busca o aprimoramento de habilidades comportamentais e aborda conceitos como cidadania, responsabilidade, valorização do trabalho e respeito à diversidade cultural. O módulo específico conta com apoio das empresas parceiras e tem por objetivo estimular a capacitação profissional por meio de oficinas práticas. A Unibes conta ainda com mais de 70 empresas parceiras que auxiliam na possibilidade de inclusão no mercado de trabalho após a conclusão do curso, para cerca de 70% dos alunos formados.  

 

Em todos os semestres, o Programa conta com parcerias, palestras e encontros com profissionais do mercado, com o intuito de trazer aprendizado e inspiração. “E, para complementar a excelente formação que os alunos recebem todos os semestres, a formatura dos jovens será presencial, com a participação das famílias que poderão celebrar esse momento tão especial com seus queridos”, comemora Denise. 

 

Ao todo, a Unibes já formou mais de 38 mil jovens profissionais no Programa desde 1993 e vem realizando um trabalho cuidadoso para desenvolver a autonomia e disseminar o interesse pela cultura, além de promover cuidados, o resgate da autoestima e da qualidade de vida. 

 

Sobre a Unibes 

 

Fundada há 107 anos, a Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social) realiza um amplo trabalho que inclui creche para crianças, atendimento socioeducativo no contraturno escolar, capacitação profissional para jovens com apoio para inclusão no mercado de trabalho e cuidado com idosos, com o propósito de desenvolver a autonomia, disseminar o interesse pela cultura, além de promover cuidados, resgate da autoestima e qualidade de vida. Atualmente, são realizados por ano cerca de 22 mil atendimentos em São Paulo. Além dos projetos sociais, a Instituição possui outros dois pilares: o Unibes Bazar que atua na comercialização de produtos doados em ótimo estado, como roupas, sapatos, discos, livros e móveis, entre outros. São sete unidades físicas e um e-commerce, além de ações especiais ao longo do ano. As vendas são todas revertidas para manutenção dos projetos sociais, além de reforçar o compromisso da Instituição com a sustentabilidade, solidariedade e cidadania. Como terceiro pilar é a Unibes Cultural, que há mais de sete anos é o agente transformador que potencializa a autonomia por meio da reflexão, da cultura e do empreendedorismo. 

 

claudio almeida

máquinacw | grupo bcw brasil

c: +55 11 9 3105-2408

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp