13/07/2023 às 11h40min - Atualizada em 15/07/2023 às 00h00min

Conheça Patrícia Saiago, que já levou acessibilidade ao Rock In Rio, Sapucaí e Bienal do Livro

Com chegada da Lei Paulo Gustavo e investimento em acessibilidade, a empresária, que é referência no assunto, está pronta para orientar sobre a importância para o público com deficiência visual e auditiva

Redação
Divulgação
Com mais de 10 anos de carreira, Patrícia Saiago é referência no setor cultural brasileiro. Comprometida com a promoção da inclusão em todas as esferas da sociedade, a artista, publicitária, empreendedora, palestrante acredita que a acessibilidade é um direito fundamental e um pilar essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por meio da tradução em Libras, audiodescrição e legendagem descritiva, a empresária promove a inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva em filmes, séries, festivais e eventos culturais como Rock In Rio, Rock the Mountain, Queremos, Sapucaí e Museu Bispo do Rosário. 

A relevância de seu trabalho ganha ainda mais atenção com a iminente Lei Paulo Gustavo, que será lançada em breve e aquecerá o mercado audiovisual. A legislação determina que todos os projetos contemplados por essa lei emergencial devem fornecer pacotes de acessibilidade, incluindo janela de Libras, audiodescrição e legendagem descritiva. 

Muitos produtores ainda não sabem como implementar essas acessibilidades, mas Patrícia Saiago, como especialista, está pronta para orientar sobre a importância de cada uma delas para o público com deficiência visual e auditiva.

Dona de um extenso currículo, Patrícia acumulou experiência em diversas áreas, como a indústria farmacêutica. No entanto, em 2010, decidiu seguir sua paixão pela arte e ingressou no mercado audiovisual como freelancer e assistente de produção na produtora BASE Comunicações, onde chegou a trabalhar com Ivete Sangalo e Margareth Menezes. 

A vocação para lidar com o público PCD surgiu ainda na época em que trabalhava como dubladora. Neste momento, Patrícia se interessou pela audiodescrição e essa paixão cresceu ainda mais ao conviver com seu avô, que perdeu a visão ao longo dos anos. Inicialmente, trabalhando com narrações pré-gravadas, ela buscou aprimorar suas habilidades e se tornou uma roteirista de audiodescrição completa. Desde então, participou de projetos pré-gravados e transmissões ao vivo de peças teatrais, espetáculos de dança, exposições, palestras, congressos e shows.

Além de sua função como audiodescritora, Patrícia Saiago compartilha seu conhecimento e dissemina a importância da acessibilidade, audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras) no mercado audiovisual e cultural por meio de palestras e workshops. Ela acredita profundamente no poder transformador da arte e segue seu propósito de traduzir imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas e com baixa visão vivenciam toda a experiência. 

Com o passar do tempo, Patrícia expandiu seu trabalho para o mercado de acessibilidade em eventos e no setor audiovisual. Em parceria com grandes clientes, como Netflix, Discovery, SBT, Star Plus e várias outras produtoras, ela oferece pacotes completos de acessibilidade. Seus serviços foram requisitados em eventos de destaque nacional e internacional, incluindo os desfiles na Sapucaí em 2019, o Rock in Rio, Rock the Mountain, Game XP, CCXP e a GLOCAL Experience.

No Rock in Rio Lisboa de 2022, Patrícia Saiago fez história ao implementar a audiodescrição em todos os shows e espaços do evento que contribuiu diretamente para que o festival ganhasse o prêmio ”Iberian Festival Awards” na categoria “Contribution to sustainability”.
Utilizando QR Codes, ela proporcionou aos espectadores uma experiência de acessibilidade, oferecendo recursos como Family Tour e mapa do parque. Essa inovação representou um marco importante na inclusão e acessibilidade no maior festival de música do mundo, permitindo que pessoas cegas e com baixa visão desfrutassem plenamente das apresentações de Foo Fighters, Anitta e Duran Duran, Black Eyes Peas, A-Ha, Post Malone, Ivete Sangalo, UB40, entre outros.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp