13/07/2023 às 11h23min - Atualizada em 15/07/2023 às 00h00min

Zona Franca de Manaus: boas notícias, mais investimentos e força para enfrentar a reforma tributária

Murilo do Carmo Janelli

Eduardo Bonates*

Em meio as acaloradas discussões sobre a reforma tributária no Congresso Nacional, o que poderia ter se tornando um mês trágico para o modelo Zona Franca de Manaus está se transformando em um julho de boas notícias para a região suframada. Isso porque dois anúncios impactantes nos últimos dias, com reflexos econômicos e políticos diretos para o Polo Industrial de Manaus, podem ser decisivos para um novo futuro da região. 

A primeira grande boa nova foi a nomeação de Eduardo Braga (MDB-AM) para a relatoria da reforma tributária no Senado Federal. O ex-governador do Amazonas, por dois mandatos, certamente, tentará manter o texto vindo da Câmara dos Deputados obtido após forte ingerência do atual Governador Wilson Lima e, acredita-se, também proporá formas de aumentar a competitividade do modelo.

Apenas um dia após o anúncio de Eduardo Braga, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, informou que a Zona Franca de Manaus receberá aproximadamente R$ 1,6 bilhão em novos investimentos, o que poderá resultar na geração de mais de 1,6 mil novos empregos. 

As duas boas notícias para o Estado do Amazonas devem assegurar, pelo menos por hora, a manutenção dos investimentos no Polo Industrial de Manaus. Ou em um cenário mais pessimista pelo menos evitará a fuga de capitais ou a paralisação de novos projetos. Foram grandes dias para a Zona Franca. As discussões sobre as novas regras tributárias devem ocorrer em breve e é importante que o modelo chegue mais fortalecido.

 

*Eduardo Bonates é advogado especialista em Contencioso Tributário e Zona Franca de Manaus e sócio do escritório Almeida, Barretto e Bonates Advogados. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp