17/07/2023 às 16h12min - Atualizada em 17/07/2023 às 20h00min

Ex-aluna da Federal da Bahia lançará livro em Salvador

No próximo dia 26 de agosto, às 15h, Laís Barbosa estará no Shopping Bela Vista com o seu romance “Pelos Olhos da Câmera”.

Alex Yan da Costa Mendes
Arquivo pessoal

Laís Barbosa, 24 anos, foi estudante dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Letras da Universidade Federal da Bahia e lançará no dia 26 de agosto, às 15h, na Coreto Store, a versão impressa de seu livro “Pelos Olhos da Câmera”. 

O romance de ficção relata a vida de Valentina Lopes e o seu relacionamento conturbado com o próprio corpo, o medo da autoaceitação, traumas de infância, ausência paterna e a gordofobia. 

“Pelos Olhos da Câmera" fala sobre a importância de as mulheres cuidarem mais da sua saúde mental para que possam viver relacionamentos mais saudáveis, a começar com a consciência sobre si, priorizando assuntos do universo feminino que são relevantes para o desenvolvimento do autoconhecimento e autoamor. Laís Barbosa destaca, em sua obra, a gordofobia, que é o preconceito contra pessoas gordas, desde atitudes, falas negativas, barreiras para inclusão de corpos gordos na sociedade, que a própria escritora diz ter passado. Ela aproveita para ressaltar que o seu propósito enquanto autora é levantar a bandeira para que as mulheres gordas possam se identificar com uma literatura realista e que as valorize. 

“Aos 10 anos, me bateram e falaram coisas ruins por causa do meu peso, ali foi a primeira vez que me senti errada, senti que não merecia ser amada, muito menos existir. Aos 15, meu ex-namorado dizia que eu "ficaria mais bonita magra", frase típica de homens ainda vivenciando experiências que a sociedade patriarcal insiste em retomar. Hoje, aos 24, eu sofri gordofobia na sala de uma médica, que disse que eu estava gorda porque queria, mesmo sabendo que tentei emagrecer por mais de 10 anos”, argumenta a escritora Laís Barbosa. Vale ressaltar que o e-book do mesmo título tem o seu lançamento antecipado ao livro físico, que ocorrerá na Amazon, em 02 de agosto.

Mesmo escrevendo ficção, Laís afirma que muitas passagens em seu romance têm a ver com situações reais as quais se recorda ter passado, apesar de Valentina não ser o seu alter ego. Depois de muitos anos de terapia, se sente pronta para escrever sobre o que machucou por algum tempo e acredita que além de ser significante para si, a aposta em poder se aproximar de mais mulheres gordas é a sua principal motivação: “Toda vez que eu escrevia uma cena de gordofobia, minha mente virava tela branca, era como se alguma coisa desligasse as memórias para eu não sofrer de novo. A verdade é que eu tive que enfrentar uma série de questões ao escrever esse livro e muitas vezes ele virou papo de terapia, mas tenho muito orgulho da mistura que fiz”, conta Laís Barbosa.

“Pelos Olhos da Câmera” traz a protagonista na pele de uma mulher desempregada e lidando com as parcelas atrasadas do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), em busca de um emprego estável e a reconciliação com sua autoimagem. Porém, ao se mudar para o apartamento de sua melhor amiga, Helena, sua realidade caótica se transforma em algo ainda mais inesperado.

Convidada por Helena, Valentina conhece os fãs de Jonathan Castiel, um youtuber em ascensão que enxerga  beleza em Valentina, mesmo quando nem ela consegue enxergar. Compartilhando a paixão pela fotografia, Valentina e Jonathan se aproximam e, através dos olhos dele, ela começa a ver o mundo e seu próprio corpo de uma perspectiva diferente. Em sua jornada para conquistar um emprego no escritório de seu pai e praticar a autoaceitação, 

Valentina embarcará em um percurso atribulado de autoconhecimento, aprendendo que, para ser amada por Jonathan, ela precisa primeiro amar a si mesma.

“Esse é o trabalho que eu quero, foi a primeira coisa que eu pensei. Por mais que ainda tenha dificuldade para falar sobre meu corpo, sempre gostei de falar sobre as coisas que as pessoas acham difíceis. Além do mais, se um assunto for complicado para mim, descobri que eu consigo enfrentá-lo. Foi assim que cheguei aqui, dentro do ônibus, com um blazer novinho — que o Jonathan insistiu em me dar — comprado só para isso. Ao contrário do que achei, estou mais animada do que nervosa. A insegurança ainda está aqui, porém, em vez de duvidar de mim, prefiro acreditar em meu potencial. Espero que meu melhor seja suficiente”. “Pelos Olhos da Câmera”, página 300.

SERVIÇO

Lançamento Pelos Olhos da Câmera - livro físico

Onde: Shopping Bela Vista, na Coreto Store, Salvador, Bahia.

Quando: 26 de agosto de 2023, às 15h

 

Lançamento Pelos Olhos da Câmera - e-book

Data de lançamento do e-book: 02 de agosto de 2023

Onde comprar: Amazon 

 

FICHA TÉCNICA:

Título: Pelos Olhos da Câmera 

Autora: Laís Barbosa

Editora: da autora, independente

Categoria: romance brasileiro

ISBN: 978-65-00-68557-2

Páginas: 307

Preço: Livro físico: R$47,00 + frete / e-book: R$7,99

 

Sobre a autora:


                                                                       

Laís Barbosa relembra sua paixão pela escrita desde a infância. No entanto, ao chegar à fase do vestibular, ela sentiu a pressão da sociedade para escolher uma carreira mais "segura" e abandonou seu sonho de ser escritora. Ingressou no curso de Arquitetura e Urbanismo, mas logo percebeu que aquela não era sua verdadeira vocação e decidiu trancar o curso.

Aos 20 anos, Laís lançou seu livro "O Enigma" e teve um momento de epifania, percebendo que a escrita era onde ela realmente queria estar. Além de escrever, ela ministrou oficinas de escrita criativa e participou de diversas antologias. Aos 22 anos, enfrentando críticas e previsões pessimistas, decidiu seguir seu verdadeiro caminho e mudou para o curso de Letras Vernáculas.

Em 2022, Laís realizou seu sonho de expor seu livro na Bienal, vendendo todos os exemplares disponíveis. E agora, em 2023, ela está pronta para lançar seus novos livros e compartilhar suas histórias com o mundo. Além de escritora, Laís é uma leitora ávida, fã de doramas e do grupo BTS, com o hábito de falar tanto que sua mãe adormece enquanto a ouve.

Redes sociais da autora: https://www.instagram.com/escritoralaisbarbosa/  



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp