18/07/2023 às 10h04min - Atualizada em 18/07/2023 às 20h00min

Em época de férias, viagem com pets pode ser mais calma com uso de suplementos

Especialista da Pearson Saúde Animal explica como suplementação alimentar controla efeitos de ansiedade e estresse que podem ser causados durante viagens

Assessoria de Imprensa
PxHere

Com a chegada das férias escolares, muitos tutores decidem viajar acompanhados dos pets. Afinal, eles são parte da família. No entanto, o deslocamento pode ser um momento desagradável para os animais – especialmente aqueles ainda não habituados ao transporte. "Estar em um ambiente considerado estranho é estressante para cães e gatos. Eles ficam agitados e podem ter enjoo. Para minimizar os efeitos negativos, a recomendação é oferecer alimentação para cães até 4 horas antes da saída e, para gatos, até 2 horas", explica a médica-veterinária Juliana Novelli, gerente de produtos de Animais de Companhia da Pearson Saúde Animal.

 

O estresse da viagem pode prejudicar os roteiros feitos por avião, já que as companhias aéreas podem barrar a entrada dos pets nas aeronaves mesmo com a documentação regularizada se eles estiverem muito agitados. Caso seja viagem de carro, é necessário se atentar para o conforto deles. De preferência, sempre levá-los em caixa de transporte ou no banco de trás com cinto de segurança. As janelas devem permanecer fechadas e os animais presos para não atrapalhar a direção e evitar acidentes.

 

Existem maneiras de ajuda-los a passar por esse processo com menos sofrimento. A suplementação nutricional tem resultados positivos se contiver vitaminas que contribuem para a produção da melatonina e serotonina. "Fórmulas que incluem L-Triptofano, vitaminas e minerais, que ajudam na produção destes hormônios. A serotonina é o hormônio responsável por regular processos fisiológicos, como as funções cognitivas, estados emocionais e comportamentais. Já a melatonina atua em sinalizações cronobiológicas, como no controle de distúrbios do sono, fobias e ansiedade", detalha Juliana Novelli.

 

Assim como os humanos, cães e gatos têm personalidades diferentes e características individuais. Pensando no bem-estar dos melhores amigos de quatro patas, a Pearson Saúde Animal desenvolveu Nutricore Zen. O produto é indicado para pets que ficam agitados em situações que fogem da rotina – como viagens e até idas ao veterinário. "Por ser considerado coadjuvante na redução dos sintomas de ansiedade e estresse, é recomendável que a dosagem de Nutricore Zen seja distribuída até 15 dias antes da viagem, para que na data marcada os animais estejam com sono regulado e adaptados a situações adversas. Paradas durante a viagem também são positivas para o relaxamento e fundamentais para os pets se alongar e fazer as necessidades", conclui a médica-veterinária.

 

Apesar de Nutricore Zen não ser medicamento, é necessário sempre consultar profissionais da veterinária para adaptar os cuidados com cada animal, de acordo com suas necessidades e histórico de saúde e comportamento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp