14/08/2021 às 11h07min - Atualizada em 14/08/2021 às 11h07min

Turismo esportivo Piraputanga é sede da corrida Pantanal Ultra 2021 neste sábado

Evento promove o esporte para atletas de fins de semana e maratonistas profissionais, com corridas entre 5 km e 55 km

O Pantaneiro
Pantanal Ultra 2021 reuniu quase 400 atletas em oito categorias diferentes Foto: Da redação

Segundo o organizador da prova, Rudnei Souza Alves, foram quase 400 atletas inscritos nas oito diferentes categorias – provas de 5 km, 10 km, 21 km e 55 km, masculino e feminino. A ideia era contemplar tanto maratonistas profissionais quanto atletas de fim de semana e trazê-los para conhecer as belezas de Piraputanga, que segundo Rudnei, “não cabem em uma foto”. “A gente fazia essa prova no meio do Pantanal, mas a recomendação dos atletas foi de que a prova tivesse morros. Como a população acolheu e a prefeitura nos abraçou, então a tendência é de manter a prova, que é a única ultramaratona do Estado, sempre aqui”, frisou.

Também esteve presente na abertura do evento o secretário de Cultura e Turismo de Aquidauana, o vereador Youssef Saliba, que falou sobre os benefícios da Pantanal Ultra 2021 para a região. “É um evento grandioso. Estamos hoje aqui recebendo um grande público, que lotou a rede hoteleira do nosso município, incluindo as pousadas e chácaras na região da Estrada Parque. Isso é muito importante para nós, porque é um evento de turismo esportivo e sustentável”, afirmou Saliba. O secretário comentou ainda que vários projetos da pasta não puderam ser colocados em prática em função das restrições impostas pela pandemia, mas que novas atividades como essa serão anunciadas em breve.

Atletas no momento de concentração para as provas de maratona

Atletas no momento de concentração para as provas de maratona

A largada para o primeiro grupo, dos maratonistas que farão o trajeto de 55 km, foi a primeira e ocorreu às 6h. A última prova a começar foi a dos 5 km, às 7h05. A previsão é de que as premiações comecem às 9h e sejam encerradas às 14h, com o fim da corrida mais extensa do dia.

Para Henderson Coelho, atleta vindo de Campo Grande e que participa pela primeira vez de uma ultramaratona, a experiência deve ser “incrível”. “O máximo que eu já corri foram 42 km, mas a expectativa é boa, pelo menos umas seis ou sete horas de prova. Estou bem preparado, bem alimentado e bem descansado, então seja o que Deus quiser”.

Corredores da prova mais extensa do dia têm a admiração de outros participantes ilustres na Pantanal Ultra 2021. O casal de docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) Alfredo Raúl Abot, de 70 anos, e Carolina da Silva Barbosa, de 59, falaram com O Pantaneiro sobre a importância da realização de provas de corrida como essa.

Casal de professores da Uems veio prestigiar a corrida

Casal de professores da Uems veio prestigiar a corrida

Professor Alfredo, engenheiro agrônomo de formação, corre há 58 anos e diz que não perde a oportunidade de participar das provas que acontecem na região. “Hoje nós viemos prestigiar a festa em Piraputanga, assim como a organização, que com tanto esforço prepara este evento”. Já a professora Carol, médica-veterinária que pratica o esporte há 12 anos, ressaltou a importância da prova para as mulheres, isso porque “ele reduz o estresse e melhora muito a condição fisiológica feminina. A mensagem que eu deixo é que para cuidar da saúde o esporte é o melhor caminho”.

Na nossa galeria de fotos, você pode visualizar os trajetos das quatro corridas diferentes que ocorrem hoje.

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp